SE A SUA MÁSCARA NÃO CAIR, MINHA POMBAGIRA ARRANCA!


Acabo de ver uma postagem, num grupo de Umbanda, onde uma imagem com esta frase foi publicada. Parei, li, li novamente, refleti e me perguntei: O que isso tem a ver com pombagira?

Curioso, verifiquei os números da referida postagem: 

643 curtidas e 57 comentários

Vejamos alguns deles:

"Ela arranca mesmo, paga para ver!"; "Com toda certeza"; "Loroye minha guardiã"; "Verdade. Elas sabem o que fazem", etc.

Caso a postagem fosse: "Se a MINHA máscara não cair, minha pombagira arranca", eu até compreenderia... Afinal, essas entidades nos ajudam nos caminhos do coração e não podemos ir longe se mentimos para nós mesmos... 

Contudo, retratá-las como entidades barraqueiras interessadas em se intrometer na vida alheia, ainda mais para desmascarar os OUTROS, é de uma falta de compreensão sem tamanho.

Pombagiras são entidades que nos ajudam com o autoconhecimento, a enxergarmos nossas emoções mais profundas, nossos medos, desejos, anseios... Não são entidades barraqueiras, não se vingam de ninguém, não se esforçam em desmascarar a ninguém... Estão aqui para ajudar os que verdadeiramente querem se conhecer e se tornarem pessoas melhores!

Não bastam as pedradas de fora da religião, há pessoas de DENTRO da Umbanda que contribuem para propagar preconceitos e desinformações. Uma pena!

Leonardo Montes 

Instagram: @CanalUmbandaSimples 

(Texto de 2018, tão atual...)

Comentários