ONDE VIVEM OS GUIAS NO MUNDO ESPIRITUAL?

Os guias já me falaram, por exemplo, de Aruanda (que não é um único local, mas um conjunto de colônias

 

montanha

Desde a publicação do livro Nosso Lar, na década de 1940, as colônias espirituais tornaram-se amplamente conhecidas de modo que, para muitos, substituíram – ou deram corpo – a ideia de céu que possuíam.

O espírito André Luiz descreveu uma colônia sobre a cidade do Rio de Janeiro altamente tecnológica e densamente povoada e essa imagem passou a representar a ideia de Colônia Espiritual, não apenas para os espíritas, mas para os espiritualistas em geral.

No entanto, existem colônias de todos os tipos.

Os guias já me falaram, por exemplo, de Aruanda (que não é um único local, mas um conjunto de colônias que servem de moradia aos espíritos trabalhadores da Umbanda).

Disseram que existe uma aqui pertinho na região de Ribeirão Preto e descreveram-na como sendo um local extremamente agradável, de natureza exuberante, matas densas, rios, cachoeiras e frondosas árvores, sob as quais os guias se reúnem antes de iniciar alguma atividade.

Quando perguntei se em Aruanda havia grandes tecnologias, o preto-velho me olhou e fez uma pergunta que soaria absurdo para qualquer adolescente cuja vida parece depender profundamente de um smartphone:

- Pra quê?

No entanto, também já conversei com entidades que me descreveram colônias espirituais cuja tecnologia parece tão distante da descrita por André Luiz que, facilmente, poderíamos chamar de “magia”...

O fato, é bastante simples: o Mundo Espiritual é diverso e há colônias espirituais dos mais diferentes tipos, para as mais variadas necessidades, inclusive, as umbralinas, onde passam boa parte do tempo os exus.

Com isto quero dizer que, sim, existem colônias espirituais altamente tecnológicas, enquanto outras se assemelhariam em tudo às nossas cidades atuais, ao passo que outras nos pareceriam retratos de um passado distante...

Pelo que pude perceber, a maioria dos guias com quem conversei preferem um tipo de colônia, digamos, campesina, localizadas não apenas nas alturas, como Nosso Lar, mas principalmente, as que foram edificadas no meio das matas, nos picos de montanhas ou distantes nos oceanos, longe da ação direta do homem e onde podem lidar mais diretamente com a energia viva da natureza.

Leonardo Montes

Comentários