Limpar as guias

guia de umbanda
Foto de Magda Ehlers no Pexels

A pergunta de hoje é da Maria e ela quer saber como fazer para limpar as nossas guias.

A limpeza das guias deve ser feita com água e detergente, tomando sempre cuidado para que não arrebente. Não é necessário utilizar qualquer erva neste processo.
Deve-se limpá-las de tempos em tempos em razão do suor que se acumula nas guias, mas não há um tempo mínimo ou máximo para se fazer isso, depende de cada caso.
Depois de limpas, as guias devem ser levadas para alguma entidade a fim de que sejam cruzadas. Cada entidade tem um procedimento próprio para isso, mas se houver necessidade de qualquer erva, é aqui que ela será usada.
Em nossa casa, as entidades costumam banhar a guia com marafo, às vezes, passam alguma erva, frequentemente soprando a fumaça do cachimbo/charuto e depois rezam sobre a guia, a fim de que fique impregnada da energia da própria entidade.
Quanto a questão de colocar a guia no pescoço, quaisquer atos exteriores, como fazer o sinal da cruz, beijá-las, etc., é da fé de cada um. Eu não tenho nenhum cerimonial quanto a isso, simplesmente a coloco, porém, trato a guia com muita seriedade, nunca usando sem propósito ou deixando-a em qualquer lugar.

Leonardo Montes

Obs.: Se quiser sugerir um tema, envie um email para: canalumbandasimples@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.