quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Natal e a Umbanda

natal

Aproxima-se o dia 25 de dezembro, o natal, dia em que se comemora em todo o mundo cristão (e, sim, a Umbanda é cristã), o nascimento de Jesus Cristo. Se Jesus nasceu realmente dia 25/12? Se ele era branco, de olhos claros? Isso não nos importa.

Importa saber que este nascimento significa a vinda de uma estrela de grandeza espiritual para um mundo da crueza material e que seus ensinos são (e continuarão a ser) luz em nossos caminhos. Por esta razão, o nascimento de Jesus simboliza a vinda da esperança para nossa Terra.

Neste dia, as famílias se reúnem em confraternizações diversas. Votos de felicidade, saúde e bem-estar são trocados entre todos e isto é o que mais importa: as entidades que me orientam nunca foram contra as festas, nunca foram contra os pratos que procuramos colocar em nossas mesas, porém, sempre alertaram para que não fiquemos apenas na satisfação do corpo e que buscássemos, nesta data, força e incentivo para viver bem, em família, com amigos, com alegria e leveza.

O Velho sempre me disse – e disse porque eu não dava a mínima importância ao natal – que procurasse comparecer às festividades com mais interesse, porque não saberia se no próximo ano teria a oportunidade de estar com todos na mesma mesa e que essa incerteza deveria, por si só, me fazer olhar para a data com mais carinho.

Assim tenho feito e recomendo.

Feliz natal!

Leonardo Montes 


Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.