domingo, 27 de junho de 2021

TERREIRO COMO ÚLTIMO RECURSO

imagem de fé

Existe uma concepção bastante equivocada no universo da Umbanda que afirma ser o terreiro uma espécie de último recurso quando tudo o mais falha. Esta concepção produz um senso utilitarista do terreiro e é isto que explica o fato das pessoas não se interessarem muito por outras atividades que não sejam as consultas espirituais.

Em razão da pandemia, por exemplo, suspendemos as giras, porém, ofertamos um trabalho de passes (sem a incorporação) como forma de manter os trabalhadores ativos e também oferecer alguma assistência aos frequentadores. No entanto, curiosamente, o número de interessados é muito pequeno se comparado ao número de participações das giras.

O terreiro é o mesmo. Os médiuns são os mesmos. Os passes são os mesmos. Até os guias que ali estão dando o suporte ao trabalho são os mesmos. Apenas não ocorre a incorporação...

O que atrai, então, as pessoas ao terreiro? O clima de paz? A sensação de bem-estar? A oportunidade de estar num templo para vivenciar a religião escolhida? 

Ou será que são os fenômenos? As incorporações? A oportunidade de conversar com uma entidade que, em última instância – precisamos reconhecer – quase sempre não dirá nada que a pessoa já não saiba?

O triste é que esta visão está, inclusive, entre os próprios médiuns e cambones que, frequentemente, apontam o terreiro como um último recurso, especialmente, aos sofredores, como a dizer: vai no terreiro que lá você cura.

Mas, o terreiro cura? O terreiro salva? O terreiro produz mais “milagre” do que uma igreja, um centro espírita? A Umbanda é mais forte que o Espiritismo? A Umbanda é mais forte que uma igreja evangélica?

Hoje farei apenas perguntas, deixando uma mensagem para nossa reflexão:

“E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.” Lucas 7:50

Leonardo Montes


Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.