domingo, 27 de junho de 2021

DIÁRIO DE UM MÉDIUM INICIANTE - CAPÍTULO 28: AMIZADE FORA DO TERREIRO

amizade

Nada mais comum e desejável que os amigos que se faça dentro do terreiro possam sê-lo fora dele. Realmente, eu pude sentir isso e estabeleci laços de afeto com pessoas que, em outras ocasiões, certamente não cruzariam meu caminho, dada a diferença de personalidade e interesses. Este é, porém, um momento perigoso na vida do médium iniciante e que exige muita cautela. Por vezes, o seu companheiro de terreiro não é uma boa companhia para se ter na vida privada... 

É preciso ter tato e, principalmente, discernimento. Presenciei alguns episódios onde pessoas, empolgadas por um ideal em comum, buscaram estreitar laços fora do terreiro e isso não deu muito certo. É preciso considerar, sempre, que os médiuns são - quase todos -, espíritos tremendamente endividados com o passado e não se pode esperar que passem a viver valores nobres da noite para o dia... Você pode ter muito apreço pelas entidades de um determinado médium, mas daí este médium agir conforme as entidades pregam por sua boca, o passo é grande... 

Logo, amizades que, a princípio, pareciam promissoras e frutíferas, terminaram por se mostrar desgostosas a ponto de prejudicar, inclusive, o trabalho que realizavam em conjunto dentro do terreiro, obrigando, por vezes, à mudança de casa. O seu companheiro, irmão de corrente, pode mostrar um vivo ideal de trabalho dentro da casa, mas somente quando você o conhecer sem "o branco" é que poderá avaliar se realmente se trata de uma pessoa que vale a pena trazer para sua vida e para seu lar. 

Infelizmente, entre amizades cujo fim foi negativo, figuram casos, por exemplo, de traição. Pessoas que se mostravam como irmãos-de-fé e que, na primeira ocasião, não se importavam em lançar olhares maliciosos aos cônjuges... Por outro lado, também vi verdadeiros laços de amizade surgirem e produzir bons frutos. Pessoas que, a princípio, mal se cumprimentavam, hoje são amigos inseparáveis. Seus filhos estudam juntos, brincam juntos, suas esposas visitam-se, uma bela relação. 

Como em qualquer outro setor da vida humana, estabelecer um laço de amizade requer muito cuidado, atenção, envolvimento e muita observação, não é por que a pessoa é Umbandista e médium do mesmo terreiro que você que ela se torna uma boa companhia para sua família.

Leonardo Montes

Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.