quarta-feira, 5 de maio de 2021

TODO MÉDIUM DE INCORPORAÇÃO É TAMBÉM MÉDIUM DE TRANSPORTE?

 

médium de transporte

❓❓ Pergunta do dia

A pergunta de hoje foi enviada por ES: Todo médium de incorporação é também médium de transporte?

A palavra “transporte” no contexto da Umbanda foi utilizada largamente no passado para se referir aos médiuns que tinham a capacidade de receber espíritos sofredores/obsessores, nas puxadas e desobsessões.

Com o passar do tempo, houve mesmo quem fizesse distinção entre incorporação (no sentido dos médiuns que recebiam os guias) e transporte (no sentido de médiuns que recebiam sofredores/obsessores). Contudo, essa divisão não existe, propriamente: todo médium de incorporação é também de transporte e vice-versa. 

O que se percebeu no passado é que determinados médiuns tinham mais facilidades que outros para receber espíritos que não fossem guias espirituais. Em alguns, a facilidade era tanto que os dirigentes terminaram por deixa-los apenas nesta função, o que levou a compreensão errônea de que a “mediunidade deles servia apenas para isso”.

O fato, contudo, é que quem incorpora guia também incorpora obsessor. A mediunidade é a mesma, embora existam pessoas que realmente têm uma facilidade maior do que outras para receber espíritos sofredores.

Grato pela pergunta,

Leonardo Montes

Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.