quinta-feira, 13 de maio de 2021

HOJE É O DIA DOS PRETOS-VELHOS

imagem de preto velho

 *Hoje, 13 de maio, é o dia dos pretos-velhos*.

A maioria dos terreiros procura fazer uma homenagem/festa nesta data ou próxima a ela, onde se costuma servir aos consulentes bolo de fubá e, claro, o famoso cafezinho (dessa vez, com açúcar).

A data faz referência à abolição da escravatura, em 13/05/1888, embora saibamos que, de fato, a escravidão não tenha acabado completamente apenas pela assinatura de um papel...

Contudo, simbolicamente, esta data – da libertação dos escravos – é considerada o dia em que toda a Umbanda festeja e louva os pretos-velhos.

Na Umbanda que pratico, TODO preto-velho foi escravo ou descendente direto de escravos, nascidos no Brasil ou em África. Tornam-se pretos-velhos não necessariamente os pretos idosos. O “velho” aqui significa sabedoria (em diversas culturas africanas, a idade não é desprezada ou temida, como no Brasil) Portanto, o preto-velho é o preto-sábio.

Aquele que tendo vivenciado a escravidão e conhecido de perto a crueldade humana, saiu dela mais forte, mais esclarecido, disposto a ajudar, a fazer o bem, a exercitar a caridade. São as entidades mais amorosas e acolhedoras da religião. Aquelas que melhor sabem ouvir e aconselhar e, acima de tudo, as que mais nos ensinam as virtudes do perdão e de uma consciência tranquila no bem.

Saravá, preto-velho!

Leonardo Montes 

Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.