COMO ENTRAR NO CEMITÉRIO?

 

CEMITÉRIO

A pergunta de hoje é da Lu e ela quer saber: o modo correto do umbandista entrar no cemitério.

Em termos simples? Com respeito!

O cemitério é um local de intenso trabalho espiritual. Muitas equipes espirituais ali atuam para ajudar os recém-desencarnados. Além disso, existem muitos espíritos “abutres”, isto é, que ali rodeiam na esperança de sorver um pouco da energia vital do recém-desencarnado que é liberada gradativamente após a morte... 

Por isso, não se trata apenas de um local de descanso do corpo, de tristezas e lembranças, mas de um local com intensa movimentação de espíritos.

Ao entrar, há pessoas que batem as mãos três vezes ao chão na porta do cemitério, como uma saudação ao “campo santo”; outras saúdam os exus; outras, Omulu, etc. 

Na Umbanda que pratico a forma não importa muito: cada um pode fazer do jeito que quiser, desde que isso a leve a entrar e a permanecer no cemitério com respeito.

Eu, particularmente, digo mentalmente na porta do cemitério: salve os guardiões do cemitério! 

Converso apenas o essencial, nada de risadinhas, brincadeiras ou deboches. Aproveito cada minuto ali dentro como uma reflexão sobre a brevidade da vida e a necessidade de aproveitar o tempo que me foi dado para me tornar um ser humano melhor.

Leonardo Montes

Deixe um comentário