QUARESMA: QUANDO ABREM OS PORTÕES DO UMBRAL (TEXTO ORIGINAL)

Quaresma e a Umbanda

Imagem do google

Ao contrário do que muitos pensam, a quaresma não é uma data importante apenas para a Igreja Católica. Outras comunidades Cristãs, como: Calvinistas, Luteranas, Anglicanas, Ortodoxas, também a adotam, conforme seus preceitos.

Curiosamente, não se trata apenas de um período de purgação espiritual simbolizado nos 40 dias em que Jesus passou no desertou ou Moisés no monte Sinai. Trata-se de um período com fortes implicações espirituais, cuja tradição remonta, pelo menos, 1600 anos.

Asseguram-nos os espíritos que, neste período, há uma profunda agitação na atmosfera Umbralina, o que faz com que muitos espíritos consigam vir à superfície da Terra com muita facilidade.

Embora existam espíritos responsáveis por vigiar os “canais de saída”, nesse período, a agitação é tão grande que, mesmo eles, não conseguem impedir a passagem dessas entidades. É quando uma imensa quantidade de espíritos sofredores e perturbadores ganham livre acesso ao mundo dos homens.

O que se passa, então, é um verdadeiro caos: cada um segue por conta do seu interesse. Alguns, viciados, correrão para saciarem-se; outros, perturbados, buscarão seus familiares; alguns, vingativos, o que tanto anseiam e por aí vai.

Com tantas entidades perturbadoras perambulando livremente, a chance de cairmos em sentimentos nocivos que nos farão mal é muito grande. Desavenças são acirradas. Vinganças são alimentadas. Ódios são cultivados. É preciso ter muita firmeza de cabeça.

Nesse período, mais do que qualquer outro do ano, temos que ter cuidado redobrado com nossos pensamentos e sentimentos, pois com imensa facilidade, poderemos ser alvo das investidas inferiores. Orai e Vigiai, em dobro… Em triplo!

É provável, contudo, que a maior parte das pessoas não perceba todo esse perigo. Entretanto, os médiuns percebem, com facilidade.

As próximas três quaresmas, até o ano de 2019, serão intensamente mais fortes que as anteriores. São os momentos finais, agônicos, de uma sociedade, encarnada e desencarnada, prestes a se renovar ou se atrasar, conforme as escolhas feitas.

***

Muitas casas de Umbanda fecham as portas, com receio das perturbações que essas entidades causam. Entretanto, a recomendação é justamente inversa. Este é um período de intenso trabalho, de redobrada caridade e auxílio aos encarnados e desencarnados. Nenhuma casa deve fechar as portas.

Vamos todos concentrar nossos esforços no bem, na caridade, no amor ao próximo. Refugiarmos na oração e na vigília constante de nossos pensamentos e atos e nada teremos a temer.

Obs.: Este texto foi escrito por mim no início de 2016 e publicado originalmente no meu antigo blog de espiritualidade: Estudo Espiritualista, conforme orientação das entidades que me instruíram. Desde então, ele tem sido reescrito com as mais diversas autorias (eu me pergunto qual a integridade de um dirigente que copia um texto de alguém e assina embaixo) e, o mais grave, foi modificado diversas vezes, de modo que hoje há muitas versões alteradas circulando pela internet, cujo original, é este.

Nota: Antigamente, a maioria dos terreiros de Umbanda fechavam na quaresma, retornando na sexta-feira santa, com o fechamento de corpo. Alguns, continuavam com os atendimentos, porém, com alguma alteração nas linhas de trabalho e, outros terreiros, simplesmente ignoravam a quaresma. Sempre foi assim. Contudo, atualmente, cresce o número de umbandistas que dizem ser a quaresma "coisa de católico", afastando, assim, este conceito que SEMPRE esteve presente na religião. Não existe obrigatoriedade dos terreiros seguirem ou respeitarem a quaresma, mas é simplesmente incoerente dizer que este assunto não tem mais importância para a Umbanda, porque sempre teve.

Leonardo Montes


Comentários

(2)
  1. Gostei muito de saber.mim sinto muito bem, em saber que existe pessoas assim como você

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.