sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

COMPORTAMENTO NO TERREIRO: DEVOÇÃO



Quando se entra para um terreiro, automaticamente, extinguem-se os espaços para uma vivência religiosa “meia boca”: ou você está de corpo e alma ou está apenas de corpo.

É por esta razão que se deve pensar muito antes de assumir um compromisso espiritual, até por que trazemos nossas próprias dificuldades a serem superadas e não precisamos – a rigor – de maior peso para carregarmos nesta vida...

A palavra devoção vem de “devotione” que basicamente quer dizer: dedicar-se a algo.

Quando você aceita entrar para um terreiro ou procura desenvolver a sua mediunidade, você está fazendo uma escolha, que é a de dedicar-se a seus orixás, aos seus guias, encontrando na Umbanda um caminho espiritual pelo qual está disposto a suportar as dificuldades inerentes a caminhada, ciente de que procura um destino para sua jornada de fé.

Para que este caminho seja trilhado da forma mais harmoniosa possível, é preciso haver entrega, dedicação, interesse, devoção.

Se você trata sua roupa de terreiro de qualquer jeito, se você trata os itens de trabalho de suas entidades de qualquer jeito, se você não faz seu banho de ervas, se você não faz o resguardo, se você não se esforça em ser uma pessoa melhor, se você entra no terreiro de qualquer jeito, se você canta de qualquer jeito, se bate palmas de qualquer jeito, se cumprimenta as entidades de qualquer jeito, você está desonrando seus orixás, seus guias, seus companheiros, seu terreiro e a você mesmo!

A sua experiência religiosa nunca será mais do que uma mera tentativa falha...

Agora, se você faz o inverso: preocupa-se com a sua roupa de trabalho, organiza os itens de trabalho de suas entidades, comprando-os você mesmo, fazendo os seus próprios banhos, colhendo suas próprias ervas, preparando-se convenientemente no dia da gira, chegando ao terreiro com antecedência, esforçando-se em deixar do lado de fora tudo que não convém ao trabalho espiritual, cantando com a alma, batendo palma com fé, cumprimentando os guias dos demais com ternura, colocando um sorriso no rosto, eu posso te garantir que sua experiência religiosa será maravilhosa!

Contudo, se essas coisas forem um peso para você, melhor procurar outra religião...

Leonardo Montes 


Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.