quinta-feira, 25 de julho de 2019

COMO RECONHECER UM BOM TERREIRO?

Imagem do google

Um bom terreiro, para mim, precisa de três coisas: Disciplina, amor e caridade. Sem estas três coisas, não pode haver um bom terreiro.

A disciplina se avalia de várias formas: Os médiuns chegam com antecedência ou em cima da hora? Ficam dentro do terreiro recolhidos e em oração ou conversando, brincando, rindo? Ficam na porta fumando e batendo papo? Respeitam a ordem e a hierarquia? As consultas são com as linhas pré-determinadas ou mudam em cima da hora? As giras terminam mais ou menos dentro do horário ou se estendem sem limite?

Tudo isso pode e deve ser observado pela consulência e, especialmente, pelos futuros membros da casa, pois sem disciplina é impossível executar um bom trabalho espiritual.

O amor pode ser observado de várias maneiras: Os médiuns e cambones da casa parecem felizes por estar ali? Chegam sorrindo? São simpáticos? Demonstram fraternidade entre si ou se alfinetam na frente da consulência? Tratam bem os visitantes e os novatos? São atenciosos ou rudes no trato com as pessoas?

É extremamente importante observar como o amor é vivenciado dentro do terreiro, até por que, frequentemente, é a falta dele que gera os grandes problemas que fazem com que várias casas baixem suas portas...

Por fim, a caridade: Os trabalhos são gratuitos ou se cobra para ter atendimento? As contribuições são voluntárias ou obrigatórias? Se você não puder ajudar financeiramente, há pressão para que o faça?

Umbanda é caridade e caridade é gratuidade nos atendimentos, cursos e ensinos. Jamais um terreiro poderia cobrar por qualquer uma destas atividades, sob pena de faltar, justamente, com a caridade que, segundo o Apóstolo Paulo, é a mais importante das virtudes.

Estas são, para mim, as três coisas essenciais para se reconhecer um bom terreiro. O resto, é resto...

Leonardo Montes

Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.