quinta-feira, 16 de maio de 2019

UMA MANEIRA PARA SE COMPREENDER A DIVERSIDADE NA UMBANDA

Imagem do google

Uma maneira para se compreender a diversidade na Umbanda é entender que a mesma congrega espíritos, encarnados e desencarnados, provenientes de várias culturas e tradições diferentes com liberdade para exercerem, em seus trabalhos, a força dessas culturas e tradições.

Antes de continuarmos, porém, vamos a um paralelo com o futebol. Posso ser torcedor do Vasco, Flamengo, Atlético Mineiro, São Paulo, etc... Embora haja rivalidade entre eles, todos são times de futebol. Porém, cada time tem sua história, tradição, costumes e valores.

Eu posso ser torcedor destes times e certamente seria reconhecido como um amante do futebol. Mas, também posso torcer pelo Uberaba Sport Club (time da cidade) e, nem por isso, eu seria menos amante de futebol do que os torcedores dos grandes times, de acordo?

Conclui-se, portanto, que o torcedor do Uberaba é tão torcedor de futebol quanto o do Flamengo, sendo a diferença apenas a projeção do time de sua preferência...

O mesmo se dá em relação à Umbanda.

Eu posso pertencer a uma corrente de pensamento muito conhecida e tradicional ou posso seguir apenas a Umbanda que me avô aprendeu, passou para o meu pai, que passou para mim ou mesmo a doutrina que aprendi com o Preto-Velho que se manifestava através do meu vizinho.

Não importa que a forma ou as estratégias sejam diferentes, será sempre Umbanda, desde que tenha os mesmos fundamentos, objetivos e fins.

Imagine, agora, desprezar todas as experiências milenares que médiuns e entidades adquiriram ao longo dos séculos para encaixar a todos num único modelo básico-padrão de se fazer Umbanda. Seria um incrível desperdício de culturas e tradições, não?

Diversidade, portanto, é valor e não defeito da religião.

No fim, somos todos amantes da mesma, não importando a projeção dos nossos “times”.

Leonardo Montes

Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.