CURSO BÁSICO DE UMBANDA - CAP. 01 - INTRODUÇÃO

Imagem do google

INTRODUÇÃO

Este curso resume seis anos de estudos e quatro anos de vivências em terreiro. Certamente, ainda tenho muito o que aprender no vasto universo cultural e religioso da Umbanda. Contudo, creio já ter base suficiente para também algo passar.

Antes de tudo, é preciso compreender que esta é uma iniciativa livre, colaborativa, fruto de pesquisas, aprendizados e vivências em terreiro sem a mínima pretensão de posse exclusiva da verdade.

Não se busca, igualmente, suprimir o estudo dentro das casas religiosas e, menos ainda, o necessário estágio “aos pés das entidades”, para se aprender sobre a religião.

O público-alvo deste estudo é, especialmente, o leigo.

Meu objetivo ao produzi-lo é o de reunir informações básicas (daí o nome do curso), a fim de que o leigo realmente interessado possa, ao término do mesmo, ter uma noção bastante completa dos elementos básicos e fundamentais da religião segundo a doutrina que aprendi e é praticada em nosso terreiro.

É importante ressaltar que a Umbanda é plural e, por isto, existem várias leituras sobre seus princípios e fundamentos. O que apresentarei nesta coletânea é o resultado daquilo que aprendi nestes anos com as entidades e também fruto dos meus estudos e reflexões, portanto, apenas uma dentre tantas outras leituras possíveis...

Bem entendido isto, passemos adiante.

Este curso será composto de textos reflexivos com informações básicas, claras e diretas sobre os assuntos expostos. Não se dará pela erudição, pelo academicismo e, muito menos, por análise histórica, antropológica ou social da religião, embora, de certa forma, um pouco de tudo isso acabe aparecendo aqui e ali.

Este estudo se desenvolverá em linguagem simples, visando atingir o leitor e saciar sua sede de conhecimento e informações básicas sobre a religião, ofertando-lhe uma base a partir da qual poderá edificar com relativa segurança o seu conhecimento em Umbanda.

Porém, em matéria de espiritualidade não há espaço para passividade. Quem realmente desejar aprender deve se esforçar em construir seu próprio entendimento e embora possa contar com a colaboração de diversos companheiros (é justamente o que pretendo), o esforço individual é muitíssimo importante.

COMO FUNCIONARÁ O CURSO?

O curso se dará através de textos escritos por mim, com referências no próprio corpo do texto (hiperlink) ou ao final do mesmo. Será postado em meu blog pessoal (www.leomontes.blogspot.com) e terá sequência numérica.

Isto quer dizer que a primeira aula terá numeração 01, enquanto a última terá numeração 60. Serão 60 temas básicos abordados, contando com essa introdução.

O aluno deverá seguir a sequência cronológica das postagens para que possa acompanhar o encadeamento lógico das ideias. Não haverá periodicidade definida para as postagens. Conforme for escrevendo, vou publicando.

Portanto, recomendo aos alunos que se inscrevam no blog para que recebam notificações de novas publicações (no blog você verá na coluna à esquerda um quadro para digitar seu email: Novidades por email. Basta colocar seu endereço eletrônico que todas as vezes que eu publicar um novo texto o google te avisará).

DÚVIDAS

É natural que surjam dúvidas durante este estudo. Talvez alguma passagem do meu texto não fique clara, talvez algum ponto necessite maior aprofundamento. Seja como for, você poderá usar os próprios comentários de cada postagem para tirar suas dúvidas.

A única coisa que peço é que cada dúvida seja postada na página do próprio texto e não em outra. Por exemplo: Se você está lendo o texto 03 e surgiu uma dúvida, pergunte na página do texto 03 e não do texto 04, compreende?

Cada assunto em seu lugar!

Além dos comentários no blog, você poderá enviar sua dúvida para o meu Facebook ou WhatsApp, caso prefira conversar mais reservadamente.

É importante lembrar que, como se trata de uma iniciativa livre, colaborativa e gratuita, talvez leve algum tempo para que eu responda sua dúvida, já que tenho família, trabalho e também o terreiro. Portanto, seja paciente... Eu te responderei assim que possível!

GRATUIDADE

Nada será cobrado por este estudo. A bem da verdade, ao publicá-lo, serei eu o maior beneficiado pela oportunidade de estudar e compartilhar.

TEMAS

Segue abaixo os assuntos que estudaremos ao longo desta jornada. Espero que você goste: 


Parte 1

1.       Introdução
2.      Início da escravidão no Brasil
3.      Escravidão africana
4.      Lei Áurea
5.      Cabula e a Macumba
6.      Os Candomblés
7.      O Espiritismo
8.     O sincretismo
9.      Código penal de 1890
10.  As religiões no Rio
11.   Zélio de Moraes
12.  Nascimento da Umbanda
13. Caboclo das Sete Encruzilhadas / Pai Antônio
14.  Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade
15.  As sete tendas
16.  Perseguições
17.   Período de expansão
18.  Período de retração
19.  Igrejas Neopentecostais
20. Internet e Umbanda

Parte 2
21.  Princípios básicos da religião
22. Orixás e Santos
23. Pontos de força na natureza
24. Oferendas
25. Sacrifício animal 
26. Falanges 
27.  Congá
28. Uso de velas
29. Uso de fumo
30. Uso de bebidas
31.  Uso de ervas
32. Vestuário
33. Rituais
34. Pontos cantados
35. Pontos riscados
36. Direita e Esquerda
37.  Pretos-Velhos
38. Caboclos
39. Crianças
40. Baianos
41.  Ciganos
42. Exus
43. Pombagiras
44. Outras linhas

Parte 3

45. Mediunidade
46. Incorporação
47.  Resguardo
48. Graus de consciência
49. Obsessão
50. Cambones
51.  Dirigente
52. Chefia Espiritual
53. Corrente mediúnica
54. Giras de caridade
55.  Desenvolvimento mediúnico
56. Irmandade no terreiro
57.  Fraternidade entre terreiros
58. Reforma íntima
59. Necessidade do estudo
60. Literatura indicada

Até a próxima aula!

Comentários

(18)
  1. Oi senhor Léo.
    Como faço para participar deste estudo.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito fazer o curso,porem ñ tenho celular posso usar o do meu esposo?O problema é o email com o nome dele.vai ter certificado?

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a espiritualidade e a você por mais este recurso. Que Deus abençoe o trabalho e vc pessoalmente!

    ResponderExcluir
  4. Olá Leonardo, estudei com vc há muitos anos o principiante espírita, aqui no Pará. Vou estudar de novo.. muita gratidão!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de saber mas sobre umbanda já estou há anos e N sei quase nada

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a todos que se interessaram em participar.

    O curso é gratuito e será postado aqui no blog. O recurso de inscrever o email é apenas para que vocês recebam um alerta por email quando novos conteúdos forem postados.

    Não há certificado nem nada do tipo. É um estudo aberto, livre, para quem se interessar e que será postado gradativamente ao longo de todo o ano.

    ResponderExcluir
  7. como faço, preciso cadastrar?

    ResponderExcluir
  8. Oi Léo sou iniciante na umbanda seus videos estão me ajudando muito parabéns por essa iniciativa do curso e mais ainda pela gratuidade. Muito obrigada! Axé!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Leo! Acompanho o "Reflexões 2" e conheci o blog e os seus canais por lá. Estou simplesmente apaixonada pelo conteúdo das aulas! A maneira como você vem abordando o surgimento da nossa Umbanda com amplo contexto histórico está sensacional! Fico sempre à espera de novas aulas e por mais que já tenha estudado gostaria de te parabenizar pela iniciativa e te dizer que seu curso de Umbanda tem agregado demais. Parabéns! Aguardando ansiosamente a 5a aula!

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em saber, Maria. Logo vai sair!

    ResponderExcluir
  11. amando n vejo a hora de ler os próximos... libera mais estudos leoooo ♡♡♡

    ResponderExcluir
  12. Oi Léo. Muito obrigado por nós dispôr desse ótimo conteúdo gratuito que com certeza fará um ótimo diferencial no modo de muitos leitores leigos e principalmente os simpatizantes pelo tema "Umbanda". Eu desejo muito agregar conhecimento através dessa Maravilhosa oportunidade na qual você nos possibilitou . Gratidão e axé!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os anos de internet me ensinaram a não perder tempo com opositores sistemáticos, fanáticos, oportunistas, trolls, etc. Por isso, seja educado e faça um comentário construtivo ou o mesmo será apagado.